Pesquisar neste blog

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Poesias da Vida - XL















(Juliana Paula Landim)

Carregando minha bandejinha, 
com um café expresso e um copo de água com gás,
reparei na leitura da outra freguesa:

- Cidadania no Brasil - Era o título!

- Bacana, pensei!

Mais nada.

Depois, sentadinha na cadeira,
o meu livro era outro.
Era o livro da vida
que eu leio por onde estou.

No balcão tinha um cinquentão,
bonitão,
roupa simples,
olhar tranquilo...
Também ia pedir um café...

Mas foi aí que um sessentão,
na estica -
Chique no Úlrtimo!,
Grife pra todo lado,
do sapato ao gel de cabelo -
se enfiou na frente:

- Tira um puro e um com leite pra mim! -
ordenou à balconista!

Leram bem:
- Ordenou!

Não tinha palavrinha mágica!
Não tinha pronome de tratamento (já aprendi o que é isso!),
nem ao menos tinha um tom interrogativo amenizador,
tipo:

- A Srta 'poderia' tirar um puro e outro com leite pra mim?

Além disso passou na frente do bonitão -
tadinho! -
sem a menor cerimônia...

Fiquei com raiva!

O cinquentonitão olhou para a balconista 
como querendo se desculpar pelo outro...
E olhou para outro
como quem não acredita no que vê!

O sem-cerimônias não olhou pra ninguém!
Deu a ordem e foi sentar numa mesa
fazendo ares de Tô-nem-aí!

E eu olhei pra todo mundo,
e pra moça leitora no outro canto,
que não tinha percebido nada,
entretida com a "Cidadania no Brasil"!

Euzinha pensei -
E até que pra isso eu sou boa -
que no Brasil se precisa mesmo,
léguas antes de Cidadania,
é de pura Educação!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário